Fernanda Montenegro fala sobre carreira aos 90 anos

Fernanda Montenegro celebrou 90 anos de idade no mês de outubro deste ano. A atriz que é referência para todos os artistas da dramaturgia no Brasil e internacionalmente falou sobre sua carreira em 2019.

Ao longo de décadas, a atriz construiu um legado com diversas premiações e trabalhos que foram realizados dentro do país e fora dele. Fernanda é conhecida como ‘Dama da dramaturgia brasileira’. A artista já atuou em peças de teatro, filmes, minisséries, novelas, contribuindo bastante para a cultura e história do nosso país.

História

Fernanda Montenegro nasceu em 1929, seu nome verdadeiro batizado pelos pais foi ‘Arlette Pinheiro da Silva’, contudo, durante a juventude, ela adotou o nome Fernanda Montenegro, pois era assim que gostaria de ser reconhecida no meio artístico.

Nascida e criada no subúrbio do Rio de Janeiro, aos 25 anos a grande dama do teatro já atuava na mídia como locutora de rádio. A partir desse trabalho, Fernanda iniciou a sua trajetória até chegar onde sempre sonhou, no teatro brasileiro.

O primeiro trabalho na televisão foi em 1950, onde conheceu o homem com quem se casou dois anos depois, Fernando Torres. Permaneceram juntos a vida toda até que a morte dele os separou. Juntos construíram um legado de amor, respeito, amizade e tiveram dois filhos, Fernanda Torres e Claudio Torres.

A atriz tem um currículo invejável dentro do teatro, com mais ou menos 30 filmes e mais de 60 peças de teatro. Ao longo de toda a sua história ela nunca abandou o trabalho e mesmo após completar 90 anos, neste ano, em outubro, ela diz que vai continuar atuando e trabalhando dentro do possível.

Fernanda Montenegro estreia no teatro, 1961 – Fonte: Redes sociais

O ano de 2019

O ano de 2019 para Fernanda Montenegro foi intenso, cheio de trabalho como ela gosta, mas não imaginava que seria tanto, agora ela diz que espera descansar um pouco mais após a correria. Lançou três filmes: Piedade, O juízo e A Vida Invisível, fez participação na novela de Walcir Carrasco ‘A Dona do Pedaço’ e apresentou sua autobiografia, ao que chamou de ‘ato de resistência’. 

A dama do teatro brasileiro diz que por ela, virão ainda muitos trabalhos, contudo, sem sobrecarga da agencia. Fernanda conta que adora fazer trabalhos que tocam o coração dela. A atriz marcou presença no Festival do Rio e defendeu a liberdade das artes, sem cultura não existe uma boa educação e vise e versa, disse. Continuou falar não saber o que anda acontecendo em nosso país e o motivo de tantos apontamentos e xingamentos.

Ela falou sobre as dificuldades enfrentadas por quem vive de cultura. “É difícil. Sem cultura não há educação e sem educação não há cultura”, Fernanda disse também não saber o que está acontecendo com este país, o porque de tanto afrontamento e agressão contra a classe artística. 

Homenageada no Sesc Rio – Fonte: Redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *