Ex-diretor do INPE está entre os 10 cientistas de 2019 pela ‘Nature’

Ex-diretor do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Físico Ricardo Galvão está entre os dez cientistas em destaque de 2019, pela revista ‘Nature’. A relação com todos os nomes indicados será divulgada no dia 17 deste mês.

Histórico

Galvão é formado pala Universidade Federal Fluminense em Engenharia de Telecomunicações, possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Campinas e doutorado em Física de Plasmas pelo Massachusetts Institute of Technology.

Com um currículo invejável, ele trabalha como pesquisador desde 1972 e seus artigos publicados já somam mais de 200.

Em 2016 ele passou a ocupar o cargo de diretor do INPE, mas teve sua exoneração publicada este ano, ao se desentender com o presidente Jair Bolsonaro.

Desentendimentos com o Governo  

Em julho, o INPE divulgou dados sobre o desmatamento na Amazônia e mostrou que os números cresceram de forma desenfreada em 2019, de acordo com o instituto o aumento nos alertas de desmatamento foi de 88%.

No entanto, o presidente Jair Bolsonaro não gostou do que foi divulgado e afirmou que os números não estavam de acordo com a realidade e que Galvão parecia estar a serviço de ONGs. 

A partir disso, começaram os desentendimentos entre os dois. O então presidente do INPE saiu em defesa das pesquisas que eram realizadas lá e publicamente rebateu os ataques de Bolsonaro.

Ele chegou a chamar de afronta o modo com que o presidente da república estava tratando a ciência e o instituto, disse ainda que as acusações de Bolsonaro eram mais infantis que “piada de um garoto de 16 anos”.

Demissão

Logo após as trocas de farpas entre eles, que também se estendeu para o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, a exoneração de Ricardo veio em agosto e para o seu lugar foi escolhido o Militar Darcton Damião, que segue no cargo.

Ricardo deixa o cargo – Fonte: Redes sociais

Nature

 A Nature é uma revista britânica, um dos mais conceituados periódicos científicos do mundo completou neste ano de 2019, 150 anos. Embora tenha um perfil forte em publicações de pesquisas originais, a revista também surgiu para o público em geral.

Com a repercussão mundial do desmatamento e queimadas na Amazônia, a Nature publicou um artigo sobre o os números do INPE e o posicionamento do presidente Bolsonaro.

Capa da Nature 2015 – Fonte: Nature

Destaque entre os 10 cientistas do mundo

Ao comentar sua indicação entre os 10 maiores cientistas do mundo, Ricardo disse se sentir triste por seu nome ter sido indicado em meio ao descompromisso do governo com a Floresta Amazônica.

Mas ressaltou estar satisfeito, afinal, precisou tomar decisões muito difíceis naquele momento, mas não teria como ser diferente e fechar os olhos para os ataques sofridos pelo meio ambiente.

Pesquisas após sua demissão comprovaram que os números do desmatamento realmente tinham crescido, de agosto de 2018 a julho de 2019 o aumento foi de 29,5% comparado ao mesmo período de 2017 a 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *