Após cuidar de toda a família idosa entra na faculdade

A mulher desembarcou no Brasil quando tinha apenas 15 anos de idade, Chigusa Tsukuda veio do Japão e finalmente está realizando o sonho de entrar na faculdade e futuramente ser formada com diploma de nível superior.

A senhora de 80 anos vai estudar na Universidade Estadual de Roraima (UERR), onde prestou vestibular e foi aprovada. Pouca gente sabe, mas aqui no Brasil existe um programa chamado ‘Idade Ativa’, esse projeto disponibiliza vagas em faculdades e universidades para pessoas mais velhas (acima de 50 anos). A idosa se inscreveu no programa e deve sua aprovação garantida.

Chigusa falou em entrevista para o G1 que será a primeira vez que vai entrar para o ensino superior, já que quando era mais nova precisou se dedicar e cuidar de seus pais, já que era a irmã mais velha. 

A família

Chigusa e sua família chegaram aqui em 1954 para fugir dos problemas econômicos decorrentes da Guerra que aconteceu no Japão em 1937 e durou mais de 12 anos. Através de acordos realizados entre os Governos Brasileiro e Japonês a família de Chigusa pôde permanecer no Estado do Pará, em Santarém.

De acordo com Chigusa, ao chegarem no Brasil a mãe dela passou por um problema de saúde que afetou todos os dentes e precisou retirá-los. Com isso, a mãe dela ficou com a saúde muito fraca que teve decorrência da extração de todos os dentes. Logo após o pai dela descobriu que estava com câncer.

Sonhos a serem realizados

Chigusa sempre teve o sonho de cursar uma universidade e agora após ser aprovada para cursar Geografia ela começa a caminhar rumo aos seus objetivos. Conta que ainda tem o objetivo de estudar ‘Sistema da Informação’ para cuidar melhor do negócio que sua família tem em Boa Vista.

Programa Idade Ativa

No ano de 2018 a Universidade de Roraima aderiu ao programa que disponibiliza vagas para pessoas com idade acima de 50 anos e atualmente abre 45 vagas a cada 365 dias. Outro fator interessante do programa é que todas as disciplinas são ensinadas por voluntários capacitados.

A ideia principal do projeto ‘Idade Ativa’ e que esses idosos que estão no inicio da aposentaria possa voltar aos estudos e desenvolver atividades de pesquisa ou até mesmo ajudem no surgimento de alguma nova profissão voltada ao empreendedorismo.

Envelhecimento no Brasil

Estima-se que no futuro o Brasil seja um dos países com maior número de idosos do mundo. Levando em consideração esse fato, é preciso desenvolver mais programas de incentivo aos estudos e ao empreendedorismo na terceira idade. 

Chigusa Tsukuda – Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *