O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama participou de um evento em Singapura nesta segunda-feira (16), onde exaltou as mulheres e disse que se elas fossem as governantes de todos os países do mundo, haveria uma melhora significativa nos padrões e vida das pessoas.
Mulheres na liderança
Barack Obama é um grande líder, e grandes líderes reconhecem a importância do outro. E desta vez, em especial, ele fez declarações que enaltecem a força da mulher, a diferença que ela pode fazer para melhorar os aspectos de um modo geral na sociedade.
Ele não mencionou que as mulheres são perfeitas, mas enfatizou que elas são “indiscutivelmente melhores” que os homens.
Obama fez questão de destacar que um grande problema enfrentado pelas nações em todo o mundo é o fato de pessoas mais velhas, em especial homens, insistirem em permanecer no poder.
Ele disse que, durante seus mandatos no comando da Casa Branca, sempre refletiu sobre esse assunto, de “como seria o mundo governado por mulheres”.
Volta a liderança
Quando perguntado sobre sua possível volta a algum cargo político, Obama foi brilhante ao dizer que um líder se afasta quando chega a hora, e que acredita nisso. “Se você olhar para o mundo e para os problemas, geralmente são pessoas mais velhas, sobretudo homens mais velhos que não saem do caminho” disse ele.
O ex-presidente disse que os líderes políticos deveriam ter em mente que estão no poder para trabalhar e não para inflar o ego e lutar para permanecer no cargo a vida toda.
Juntamente com sua esposa, Michelle Obama, ele comanda a Fundação Obama, que tem como principal objetivo a formação de jovens líderes pelo mundo todo.
Fundação Obama
A Fundação Obama é um tipo de startup da cidadania, em que o objetivo é treinar jovens para que se tornem líderes em temas como por exemplo, as transformações globais.
Liderada por Michelle e Barack Obama, a fundação atua também no desenvolvimento de programas para jovens de países da América Latina, Ásia, África e Europa.
O Brasil foi um dos primeiros escolhidos a receber a visita do ex-presidente para falar entre outros assuntos, do seu projeto.
História
Barack Hussein Obama Junior, nasceu em 4 de agosto de 1961. Formado em Ciências Políticas e com Doutorado em Havard. Casou-se com Michelle em 1992, o casal tem duas filhas, Malia e Sasha.
Ele ingressou na política em 1997 como senador pelo partido dos Democratas. Em 2009 tornou-se o primeiro afro-americano a ocupar o cargo de presidente dos Estados Unidos da América, sendo o 44° presente daquele país e permaneceu no cargo até 2017. De lá pra cá, ele tem se dedicado a novos projetos em sua Fundação.
Um líder respeitado, que tem seu trabalho reconhecido mundialmente. A frente do seu tempo, Obama cada vez mais mostra aos governantes que é preciso se reinventar, ceder, ouvir e entender as reais necessidades para se construir um mundo melhor.