Cientistas dizem que a curva da pandemia está diminuindo no Brasil

Cientistas dizem que a curva da pandemia está achatando no país. Essa observação é muito importante para contenção do ritmo de contágio da doença no país. 

Analisando os dados, na última segunda-feira (20) foram 113 mortes e 1927 novos casos confirmados da doença.Na terça, esses números subiram, mas pouco.

E ao longo das semanas tem sido assim, um sobe e desce lento no número de mortos por dia. Mas afinal, será mesmo que o Brasil conseguiu achatar a curva?

De acordo com o especialista em infectologia consultado pela revista Veja, Julio Croda, sim. A curva está diminuindo.

Ele faz a afirmação com base nos números de internações por síndrome respiratória aguda grave e não os dados oficiais divulgados.

Croda disse haver um nítido achatamento da curva, o que reflete de maneira direta na taxa de contágio, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O ideal é fazer a análise pelo número de (srag), afinal, possíveis subnotificações e falta de testes, podem refletir em um dado que não condiz com a realidade.

O epidemiologista Bruno Scarpellini também vê indícios de achatamento, mas alerta que é preciso ter cautela. Apesar de comparados a outros países, aparentemente estamos melhor. 

Cientistas dizem que a curva da pandemia está achatando, mas precisamos continuar fazendo nossa parte. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *