Um jogador do Nacional do Uruguai Juan Izquierdo acabou vindo a óbito após sofrer um mal súbito em um jogo contra o São Paulo, onde desmaiou no campo e foi rapidamente atendido pelos profissionais de saúde que estavam presentes.
Juan acabou falecendo nesta terça (27) após passar cinco dias internado no Hospital Albert Einstein e foi constatada uma parada cardíaca causada por uma arritmia. O zagueiro tinha apenas 29 anos de idade e com o incidente o seu fluxo sanguíneo ficou totalmente irregular, impedindo a oxigenação do cérebro.
Na terça pela manhã antes do seu falecimento foi confirmado pela equipe médica que o jogador estava em um quadro irreversível e respirando com a ajuda de respiração mecânica, já que o aumento de pressão intracraniana e o comprometimento cerebral estava bastante avançado.
Durante a partida, o caso aconteceu de forma inesperada e pegou todos de surpresa. O atleta realizava exames periódicos porém a arritmia ocorreu de forma súbita, comprometendo o quadro.
Com o seu falecimento, muitos questionamentos estão vindo à tona e uma grande preocupação com atletas e competições de alto nível começam a ser discutidas, já que Juan não tinha diagnóstico anterior.
Muitas pessoas cobram aos clubes exames detalhados e regulares, equipamentos de emergência no campo e a conscientização dos primeiros sinais de problemas no coração. Veja aqui mais detalhes: