Ultimamente o país parou com a notícia comovente de que um dos mais renomados e reconhecidos colecionadores do Brasil veio a falecer. O querido e famoso Gilberto veio a óbito nesta quinta-feira (14) com 97 anos de idade.
Gilberto é conhecido como um dos maiores colecionadores de arte no país e era admirado por muitos famosos. Ele veio a óbito em sua residência e estava dormindo, o que caracterizou uma morte por causas naturais.
Gilberto Chateaubriand estava morando em uma fazenda chamada Rio Corrente que está situada em São Paulo. O colecionador tem um catálogo com mais de 8 mil artes e começou nesse ramo sem pretensão, no ano de 1953.
Sua paixão pela arte nasceu quando um querido amigo levou Gilberto ao ateliê do renomado modernista José Pancetti, logo depois, sua jornada como colecionador começava com maestria.
Além de colecionador, Chateaubriand era conhecido como diplomata e na área empresarial do país. A sua coleção é exibida com orgulho pelo Museu da Arte Moderna localizado no Rio de Janeiro e seu pai, Assis Chateaubriand foi um dos fundadores do Museu de Arte Moderna em São Paulo.
Com muita tristeza, vários famosos fizeram suas homenagens para o empresário e lamentaram sua morte repentina. Gilberto deixará um grande legado na arte brasileira e muitas saudades e comoção aos familiares e amigos. Veja:
