A unha encravada infelizmente é algo bem comum na vida de várias pessoas ao redor do mundo e a sua prevenção é essencial para o bem-estar do paciente acometido com essa realidade.
A saúde das unhas das mãos e dos pés são essenciais e nelas podemos ver como está a nossa qualidade de vida, já que podemos identificar doenças em nosso organismo a partir do comportamento delas.
Qualquer pessoa pode ter a doença, até mesmo crianças que de forma genética já nascem com uma predisposição pelo formato das unhas. O cuidado deve ser redobrado para esses pacientes e toda a atenção deve ser dada ao mínimo desconforto.
A condição pode aparecer de forma inesperada causando dor e inchaço no local onde a unha está alojada. Em casos mais específicos, a unha pode chegar a penetrar a pele e sair do outro lado, causando uma dor absurda e inflamação em todo o dedo afetado.
Além disso, uma das grandes causas da unha encravada são sapatos apertados, cortar as unhas de forma errada e ter alguma lesão no local como batidas e ferimentos. Essas motivações podem causar a inflamação e até o aumento de secreção no lado onde a unha está crescendo.
Em alguns casos graves é necessária uma cirurgia para a remoção e tratamento da unha. Veja aqui um caso interessante: