O filho do cantor Zé Vaqueiro veio a óbito nesta terça (9) e a reação do artista pegou muitas pessoas de surpresa. Arthur com apenas 11 meses de idade nasceu com uma condição rara chamada de síndrome da trissomia do cromossomo 13, mais conhecida como a síndrome de Patau.
O pequeno já tinha sido diagnosticado com essa malformação congênita e era o terceiro filho de Zé, e por meio da sua assessoria foi confirmado o falecimento do garoto.
Durante os seus 11 meses de vida apenas durante um mês teve alta e conseguiu ir para casa, porém sofreu uma parada cardíaca tendo que voltar novamente ao hospital. Essa síndrome é considerada perigosa e é detectada quando o cromossomo 13 tem três cópias ou mais no organismo.
As pessoas que são acometidas com a rara condição apresentam muitas dificuldades no desenvolvimento do feto e depois do parto. A cada 4 mil nascimentos um bebê é diagnosticado com a doença, segundo o NHS.
Nos Estados Unidos existem dados de mais ou menos 50 mil pessoas com a enfermidade, já no Brasil ainda não existem estatísticas. Segundo especialistas, a síndrome de Patau não está relacionada com alguma negligência dos pais e acontecem de forma aleatória durante a concepção.
Infelizmente, as expectativas de vida do feto são quase nulas. Veja aqui os sintomas agora: