O Bicho-do-Pé, também conhecido como tungíase, é uma infecção parasitária comum em áreas tropicais e subtropicais, causada pela fêmea da pulga Tunga penetrans.
Essa pulga vive no solo e se alimenta de sangue de humanos e animais. Quando a pulga infectada entra em contato com a pele humana, ela penetra na pele e começa a se alimentar de sangue, formando um pequeno nódulo doloroso que pode chegar a um centímetro de diâmetro.
As áreas mais comumente afetadas pelo Bicho-do-Pé são as solas dos pés, os dedos dos pés, as mãos, os dedos das mãos e as pernas.
Os sintomas incluem dor, coceira, inchaço e vermelhidão ao redor do local da infecção. Se não for tratada, a tungíase pode levar a complicações como infecções secundárias, gangrena e até mesmo amputação.
Os pés e membros que ficam em contato com o chão são os mais afetados pelo parasita, mas qualquer região do corpo ele pode ser identificado.
A sua remoção é feita por profissionais da área de saúde acompanhado de uma desinfecção da área que foi detectado o mal.
O local onde o indivíduo vive tem que ser avaliado pois pode ser um grande foco de contaminação, tendo que ser tratado e higienizado da mesma forma.
Uma das recomendações para não ser infectado é usar sempre um sapato ou botas. Veja aqui: