OLHEM O QUE SAIU DESSA UNHA – VEJA O VÍDEO

A onicocriptose, popularmente conhecida como unha encravada é uma inflamação resultante do crescimento de parte da unha em direção a pele, gerando uma lesão da mesma, normalmente acontece no primeiro dedo. 

A forma adequada de cortar as unhas é o corte reto, sem pontas redondas nos cantos, mas muitas pessoas fazem de forma incorreta. E outros fatores, como anormalidades na unha podem colaborar com o encravamento, como também sapatos apertados e meias sintéticas ajudam no aparecimento da lesão.

O tratamento da unha encravada pode ser realizado sem cirurgia, caso o estado seja leve e sem infecção grave. Nas situações mais simples, a utilização de órteses ou pedaços de algodão podem separar a espícula de unha da pele ao redor, podem solucionar o problema. 

Já o granuloma piogênico é um quadro mais complicado da unha encravada e é popularmente definido como “carne esponjosa”, provocando muita dor.

A extração completa da unha não é recomendada, pois ela, certamente, vai encravar novamente quando crescer. O tratamento cirúrgico desobstrui a passagem da unha, retirando sua matriz e o canto que está encravado, que assim pode crescer de novo livremente.

VEJA O VÍDEO DE UM PROCEDIMENTO DE TRATAMENTO NÃO CIRÚRGICO REALIZADO POR UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO (PODÓLOGO):