Novo teste do coronavírus por meio da saliva pode ser um grande passo contra a pandemia, dizem especialistas.
Os testes atuais são demorados e caros, por isso, para a vida das pessoas volte ao normal é necessário eficácia para detectar o vírus de forma mais rápida.
Assim, na Inglaterra, experimentos já estão sendo feitos para detectar o coronavírus pela saliva. Mais de 10 mil médicos, entre outros profissionais estão participando da testagem.
“Achamos que a saliva é um fluido muito importante para analisar”, diz Keith Godfrey, ele faz parte da coordenação de um dos experimentos. Ele disse ainda “As glândulas salivares são o primeiro lugar do corpo que se infecta com o vírus. Parece que as pessoas testam positivo em sua saliva antes dos dutos respiratórios serem infectados”.
Então, para detectar pessoas ainda no estágio inicial da infecção, esse é um dos caminhos mais indicados. O novo método deve demorar em torno de 20 minutos para ficar pronto.
Um dos professores e infectologista envolvido no projeto, disse que todos estão muito otimistas. Se o projeto piloto funcionar, todos os 250 mil moradores poderão fazer o teste semanalmente.
Godfrey comentou ainda que essa é a saída para reabrir a economia e voltar a normalidade, monitorando pessoas infectadas antes de precisarem entrar em isolamento.