Na última quinta-feira (7) uma tragédia deixou todos comovidos na cidade de Pocinhos, estado da Paraíba. Uma mulher, identificada como Maria das Graças de 51 anos, estava utilizando uma máquina de lavar roupas em sua casa no Distrito de Nazaré, zona rural da cidade, quando recebeu uma descarga elétrica.
A tragédia ocorreu quando ela manuseava o equipamento e as primeiras informações indicam que o acidente foi ocasionado por uma falha elétrica em uma extensão improvisada.
De acordo com informações, Maria das Graças realizava uma tarefa corriqueira (lavar roupas) quando aconteceu o acidente. A principal suspeita é que a descarga elétrica tenha vindo de uma extensão com sinais visíveis de desgaste.
O uso inapropriado desse tipo de utensilio pode acarretar em acidentes fatais, como ocorreu com Maria das Graças, principalmente quando se tem contato com água e ambientes úmidos.
É de extrema importância que as pessoas estejam atentas ao estado dos cabos e extensões que utilizam, verificando se há sinais de desgaste, rompimento ou outros danos.
O Corpo de Bombeiros recomenda que qualquer eletrodoméstico ou extensão que apresente avarias seja trocado ou reparado por profissionais substituídos, evitando assim o acidente.
Em caso de descarga elétrica, o Corpo de Bombeiros orienta que o primeiro passo para socorrer a vítima seja desligar o condutor de energia.
Ao tentar afastar a pessoa que está recebendo a descarga elétrica, é recomendado usar um material não condutor, como um pedaço de madeira seca ou borracha, que ajude a interrupção ou contato sem riscos.
Jamais se deve tocar diretamente na vítima com as mãos ou com qualquer objeto metálico, pois isso pode resultar em uma segunda descarga elétrica.