As unhas encravadas são um grande problema na vida de muitas pessoas, pois comprometem a estética e o bem-estar do paciente acometido com esse mal.
Apesar de ser uma condição extremamente comum, há alguns alertas que não devem ser ignorados nesta situação e que exigem um tratamento específico de um profissional da saúde.
É comum que a condição apareça nos dedos dos pés, principalmente no dedão ocasionado por vários fatores. Um dos sintomas conhecidos é o grande incômodo na área afetada, já que na maioria das vezes a pele ao redor é lesionada com o crescimento da unha no local.
Além disso, a dor é bastante acentuada chegando no estágio da infecção onde pode ser notada vermelhidão e purulência na área, deixando o paciente sem poder digitar ou andar corretamente.
Uma de suas causas é o erro ao cortar as unhas deixando pontas ou fiapos mal direcionados e assim o crescimento começa a incomodar a pele.
Muitos casos chegam ao extremo e evoluem para uma infecção crônica, tendo a perda e danificação total da unha. Para tratar essa condição, remédios e pomadas antissépticas são as mais recomendadas, pois previne que bactérias continuem se proliferando.
Cirurgias ortopédicas são uma opção quando o paciente está com o caso avançado de unha encravada, tendo que ter uma avaliação médica detalhada. Veja o vídeo:
