O órgão maior do corpo humano é a pele, considerado também o mais pesado, e como qualquer outra parte do organismo, pode dar sinais de que algo não está funcionando bem. Um dos sintomas são as manchas escurecidas que surgem pele, que podem ter coloração e tipos diversos, e indicam um sinal de enfermidade.
Algumas manchas nem sempre pode indicar um problema de saúde, pode ser algo estético, enquanto outras podem indicar uma situação mais grave, como por exemplo, um câncer de pele. É fundamental saber identificar as diferenças na manchas, e quando é preciso ir ao médico.
Uma das manchas que mais surgem na pele são os nevos, popularmente conhecidas como sinais ou pintas. Os nevos são manchas simétricas e bem pequenas na pele, que são constituídas por células que produzem de melanina, os melanócitos.
Geralmente surgem em áreas do corpo que ficam mais no sol e podem surgir no nascimento ou adquiridas durante a vida. Apesar de normalmente serem benignos, é fundamental ficar atento, pois cerca da metade dos melanomas, um tipo de câncer na pele, podem ser originados em nevos que já existem.
Outro tipo é o melanoma, que é mais raro, contudo é considerado bem mais agressivo.
VEJA O VÍDEO PARA OBTER MAIS INFORMAÇÕES:

