Um brasileiro chamado Antônio Maranhão Calmon de apenas 47 anos de idade foi diagnosticado com uma doença avassaladora, que recebeu o nome de “morte em vida”.
Ele é portador de Ataxia de Friedreich e até comandou uma empresa de aviação, porém teve que abandonar toda a sua carreira por conta da enfermidade aos 38 anos. Essa condição é neuromuscular e bastante rara, sendo progressiva e causando a degeneração do sistema nervoso.
Conhecida pela sigla AF, a doença se manifesta aos poucos entre a infância e adolescência, porém no caso de Antônio os primeiros sintomas apareceram já na vida adulta pegando o empresário totalmente de surpresa.
Enquanto estava em busca do diagnóstico, o homem explicou que um dos primeiros sinais era a dificuldade na fala e na forma de caminhar.
Apesar de ser algo que não foi detectado em sua infância, o homem relembrou de situações que poderiam ter sido um alerta: “Quando eu tinha por volta de 10 anos, algumas pessoas da minha família notaram que eu tinha dificuldade de andar em linha reta”, explicou.
Até receber uma resposta concreta, Antônio sofreu muito para buscar o real motivo dos sintomas: “Neste período, recebi vários diagnósticos. Um deles foi que eu tinha a doença de Machado-Joseph e, outro, problemas de célula-tronco”. Veja aqui mais detalhes e as causas da doença agora: