Após muita confusão envolvendo a sigla que até então o presidente Jair Bolsonaro fazia parte, a deputada federal Joice Hasselmann foi eleita nesta quarta-feira (11) a nova líder do PSL com o objetivo de acalmar os ânimos dentro do partido.
Racha dentro do partido
Em outubro, o partido era liderado pelo deputado Delegado Waldir quando “rachou” ao meio, parte dos parlamentares criou uma lista para tirar Waldir do posto e colocar em seu lugar Eduardo Bolsonaro, o que acabou acontecendo. A disputa se acirrou por desavenças entre Bolsonaro e Luciano Bivar, presidente do PSL.
Posteriormente, foram destituídos Flávio e Eduardo Bolsonaro da liderança do partido no RJ e em SP respectivamente. Jair Bolsonaro e seus seguidores viram a necessidade de criar um novo partido, pois já não fazia mais sentido continuar com tantos desentendimentos.
Aliança Pelo Brasil
No dia 21 de novembro, Bolsonaro deu o primeiro passo para criação do seu novo partido, o número escolhido para representar a sigla foi o 38. A legenda ainda depende de registro no Tribunal Superior Eleitoral – TSE.
Nova líder do PSL
Joice foi nomeada nesta quarta-feira (11) para ocupar o lugar de Eduardo Bolsonaro, ele faz parte dos 18 deputados que foram castigados por indisciplina dentro do partido.
Em discurso na Câmara, a deputada fez questão de deixar claro que não usaria a prática de represália contra seus opositores dentro do Congresso. “As portas estão abertas. Não vai haver retaliação, porque não é do nosso perfil, desse time que ficou aqui”, disse ela.
Ela faz parte do grupo que ficou ao lado de Luciano Bivar em meio ao desentendimento que teve com o presidente da república. O grupo que optou pelo lado oposto teve suas atividades dentro do partido suspensas.
Momento de pacificação
A nova líder falou ainda que o momento é de pacificação dentro do partido. E que chegou a hora de mostrar para a sociedade brasileira o comprometimento em fazer política de forma séria e madura.
Ela afirmou que a bandeira levantada na Câmara será o Brasil e não o governo. “O PSL continua votando com o governo as pautas que são boas para o Brasil. Porém, se mantém independente naquelas pautas que podem prejudicar o Brasil” disse Hasselmann.
Enfatizou que alguns deputados foram pressionados a votar em favor do governo, mas isso a partir de agora era passado, todos terão independência para escolher no que votar.
Declarações do Presidente
Em entrevista, Bolsonaro comentou que o PSL “está cheio de traíras”. Perguntada sobre a fala do presidente, Joice disse que os parlamentares deram a vida para elegê-lo, acreditaram, lutaram inclusive quando ele sequer tinha uma sigla, “o PSL estendeu o tapete vermelho” para ele e a recompensa é ingratidão.