A unha encravada, que cientificamente é definida como onicocriptose, é algo que acontece com frequência. Essa condição ocorre quando as bordas das unhas crescem de forma irregular, ‘rasgando’ a pele. Unhas encravadas ocorrem, normalmente, nas unhas dos dedos dos pés, nas mãos é bem mais incomum.
Dessa maneira, frequentemente ocorrem no dedão, primeiro dedo do pé. E esse problema quase sempre vem acompanhado de dor e incômodo, também pode gerar infecções e até mesmo uma inflamação grave, com a presença de pus na área lesionada.
Conforme a unha encravada vai piorando, e sem ter o tratamento adequado, a pessoa pode vir a perder até a mobilidade do dedo, não conseguindo colocar o pé no chão ou fazer a assepsia do local, devido a dor intensa.
E a onicocriptose é uma condição que pode atingir qualquer pessoa, de diferentes idades, contudo é mais comum em adolescentes e jovens.
E quais são as causas da Unha Encravada?
Na maioria dos casos, cortar os cantinhos das unhas de forma redonda pode fazer com que o crescimento seja incorreto, causando a unha encravada.
Doenças que geram inchaço nos pés, como a diabetes, pressão alta, sobrepeso, tireoide também podem fazer que a pessoa seja mais susceptível a adquirir essa situação de unha encravada.
Os sintomas podem mudar de acordo com o nível de dor e condição, por isso é fundamental não ficar mexendo no local inflamado, e procurar um profissional especializado, pois unha encravada sem o devido cuidado pode resultar em um estado de infecção muito sério, podendo levar até a amputação do dedo.
ASSISTA ABAIXO O VÍDEO DO PROCEDIMENTO DE LIMPEZA, REALIZADO POR UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO: