O Bicho de Pé, também conhecido como tungíase, é uma infecção parasitária comum em áreas tropicais e subtropicais, causada pela fêmea da pulga Tunga penetrans.
Essa pulga vive no solo e se alimenta de sangue de humanos e animais. Quando a pulga infectada entra em contato com a pele humana, ela penetra e começa a se alimentar, formando assim um pequeno nódulo doloroso que pode chegar a um centímetro de diâmetro.
As áreas mais comumente afetadas pelo Bicho do Pé são as solas dos pés, os dedos dos pés, as mãos, os dedos das mãos e as pernas.
Normalmente o sintoma mais comum é a formação de um círculo em volta de um ponto escurecido, que é o abdômen da pulga com seus ovos. A dor e o inchaço causados mudam de acordo com a área e o tamanho da infecção.
Os parasitas devem ser eliminados por profissionais capacitados que sigam os cuidados de higiene, realizando a limpeza e desinfecção da região atingida, como também se faz necessário o uso de uma agulha esterilizada.
Já em casos de grande infestação, uma situação considerada grave, que muitas vezes resulta em internação para que seja possível a retirada por meio de uma cirurgia, inclusive sendo necessário a aplicação de anestesia na região afetada.
E COMO SE PREVENIR? SIGA AS DICAS ABAIXO:
- Não andar descalço, principalmente em regiões sabidamente infestadas;
- Usar botas de cano alto é uma ótima proteção;
- Botas de cor clara, por ajudar a visualização das pulgas, e as localidades que estão infestadas.
ASSITA AO VÍDEO SOBRE O BICHO DE PÉ!