Durante seu mandato de 4 anos, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) agradou e desagradou muitas pessoas com o seu jeito direto e incisivo.
Entre as suas ações, o ex-presidente decretou o chamado “sigilo de 100 anos” no qual protegia Bolsonaro e sua família de revelar informações relacionadas à vida pessoal, intimidade e honra do indivíduo.
Previsto em legislação, o sigilo ainda protege agentes públicos que foram legalmente autorizados, porém, o atual governo e muitas pessoas se questionam sobre o porquê da atitude.
Agora com o governo de Lula (PT), um dos seus primeiros decretos foi a revogação do sigilo, revelando em boa parte os gastos de Jair Bolsonaro.
Entre eles, hospedagem, alimentação e outros foram abordados em planilhas públicas e mais de 13 milhões de reais foram gastos apenas com hotéis que ocupam boa parte do orçamento.
Em alimentação, mais de 10 milhões de reais divididos em peixarias, padarias e até sorveterias foram gastos pela família do ex-presidente segundo o UOL. Só em padarias, Jair Bolsonaro gastou mais de 500 mil reais.
As informações foram reveladas logo após um pedido da agência Fiquem Sabendo feito para expor os grandes gastos de Bolsonaro. Os cartões corporativos que foram usados por Jair podem ser utilizados para consumo pessoal, mesmo que sejam valores exorbitantes.
Veja os detalhes do sigilo e o decreto aqui: