Ativista Greta Thunberg é eleita personalidade do ano

Ativista Greta Thunberg, com apenas 16 anos de idade é eleita personalidade do ano de 2019 pela revista Time. Com isso, ela passa a ser a pessoa mais jovem a receber esse título. 

Personalidade do ano pela Time – Fonte: Redes sociais

Como tudo começou

Provavelmente ninguém fora do ciclo familiar e colegas da escola conhecesse Greta até meados de agosto de 2018, quando a garota decidiu fazer algo diferente para mudar o mundo. O que talvez ela e nem ninguém imaginasse era a proporção que aquele ato tomaria. 

Ela decidiu faltar a escola e foi sozinha para frente do Parlamento na Suécia com um cartaz, nele estava escrito a seguinte frase: “Skolstrejk för Klimatet!” que em português significa “Greve escolar pelo clima!”, além disso, entregou panfletos explicativos sobre as mudanças climáticas.

Greta ganhou voz pelo mundo

De lá pra cá, Greta tem sido assunto em todo o mundo, reconhecida pela coragem e desejo de mudança. No último dia 15 de setembro, uma mobilização promovida por ela para salvar o planeta engajou mais de 1,5 milhões de estudantes a irem às ruas em cerca de 100 países.

Aquele primeiro ato isolado rendeu-lhe voz em grandes eventos sobre o clima. Discursou na COP 24, na Conferência do Clima da ONU que aconteceu na Polônio no ano passado e mais recente na Cúpula do Clima na ONU, no Fórum Econômico Mundial e na COP 25.  

Seu nome esteve entre os 7 mais procurados do Google no mundo e ela tem feito muito barulho para alcançar seus objetivos e responsabilizar países poluidores pela maciça contribuição do aquecimento global.

Greve climática em Bruxelas – Fonte: Redes sociais

‘Pirralha’

No sábado (7), a Sueca divulgou um vídeo sobre as mortes de indígenas brasileiros e criticou os assassinatos decorrentes da briga por terras e madeira em áreas protegidas. Ela também disse que eles estavam sendo punidos por protegerem a floresta amazônica do desenfreado desmatamento ilegal.

Perguntado sobre as declarações da menina sobre o ocorrido no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (10) que a imprensa dava muito espaço para uma “pirralha”.

Em resposta, Greta se declarou ‘Pirralha’ no seu Twitter, rapidamente seu perfil estava em todas as manchetes, não é de hoje que ela bate de frente com líderes mundiais.   

Discurso na COP 25 em Madri

Nesta quarta-feira (11), Greta fez um discurso durante participação na COP 25 em Madri e acusou países ricos de enganarem as pessoas com dados sobre as metas de redução das emissões de gases poluentes.

“Nada está sendo feito” disse ela sobre as ações do governo para evitar uma catástrofe climática. Participam desta Conferência mais de 200 países que se dizem comprometidos na luta contra as mudanças climáticas.

Crítica às medidas de redução da emissão de gases

Diversos países ricos prometeram reduzir as emissões de gases de efeito estufa produzidos por eles, mas segundo Greta isso não tem sido cumprido.

Ela pediu que eles assumissem suas responsabilidades e traçassem meios para alcançar o nível zero de emissões de forma rápida e eficiente, após isso começassem a ajudar países pobres a fazerem o mesmo.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *