Um novo vírus tem gerado um alerta mundial, sendo nomeado de “gripe do tomate” devido a suas características distintas. O surto inicial atingiu cerca de 82 crianças com menos de cinco anos, residentes nos estados de Kerala e Tamil Nadu, localizados no sul da Índia. A circunstância despertou a atenção de especialistas, que observaram a propagação da doença entre maio e julho de 2022.
Em um estudo recente, a revista científica The Lancet publicou um artigo detalhando o surto de “gripe do tomate” na Índia, citando que, além dos casos apontados em Kerala e Tamil Nadu, outras 26 crianças na região de Odisha, com idades entre 1 e 9 anos, também foram detectadas com a doença.
O nome “gripe do tomate” se deu devido às erupções cutâneas vermelhas que surgiram no corpo, formando bolhas de tamanho semelhante ao de um tomate. Essas lesões fazem alusão as marcas deixadas pela varíola, outra doença viral.
Os especialistas da área da saúde confirmam que se trata de uma infecção viral, ainda vista como rara e endêmica, com baixa probabilidade de levar à morte, embora possa afetar também adultos imunossuprimidos.
Além do mais, o tratamento indicado para a “gripe do tomate” é o mesmo utilizado em outras doenças virais. De modo geral, os pacientes devem descansar, evitar o contato com outras pessoas para prevenir a propagação do vírus. Utilizar compressas frias para aliviar a irritação nas erupções cutâneas e manter-se sempre hidratados.