O atual presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse no dia 01 de Janeiro de 2023, tendo uma grande responsabilidade com os brasileiros.
Em uma eleição bastante disputada, o petista levou a melhor contra o líder da oposição e agora ex-presidente da república, Jair Messias Bolsonaro (PL).
Logo em sua posse e um dos seus primeiros decretos, Lula causou um grande alvoroço como uma atitude que foi tomada contra Bolsonaro, assinando um documento que manda a Controladoria-Geral reavaliar o chamado “sigilo de 100 anos” imposto pelo governo Bolsonarista.
Durante a sua campanha eleitoral, Lula já teria avisado que essa seria uma das suas primeiras ações como presidente e que tentaria uma revogação dos sigilos que Jair Bolsonaro impôs em seu mandato.
Com essa atitude, todas as informações pessoais do ex-presidente e sua família podem ser reveladas e colocadas sob investigação federal.
Situações como a libertação de Ronaldinho Gaúcho quando foi preso no Paraguai e nomes de servidores que auxiliam nas postagens de órgãos públicos nas redes sociais, por exemplo, estão incluídos no sigilo.
Quando questionado por um internauta sobre a motivação e o que estaria sendo escondido pelo presidente, Bolsonaro respondeu: “Em 100 anos saberá”.
Sofrendo represálias nas redes sociais, bolsonaristas acham um total absurdo a atitude e pedem intervenção. Veja aqui os detalhes do caso: