Vacina chinesa contra o coronavírus chega ao Brasil nesta segunda-feira (20) e a previsão é que já na terça-feira comece a ser testada nos voluntários. Além de São Paulo, mais cinco estados e o Distrito Federal participarão dos testes.
Voluntários estão recrutados para testes da vacina chinesa contra o coronavírus que começará a ser testada a partir do dia 20 deste mês. No país, serão recrutados 9 mil voluntários.
Na segunda-feira (6), o governo de São Paulo anunciou que o recrutamento dos voluntários iria começar a partir 13 deste mês.
Além disso, apenas profissionais da saúde poderão se inscrever para os testes. Algumas exigências são feitas no histórico da pessoa que receberá a dose da vacina.
Dentre elas, não ter sido infectado anteriormente pelo coronavírus, caso seja mulher, que também não esteja grávida ou pretenda engravidar nos próximos 3 meses.
Vale lembrar que a produção e os testes da vacina estão sendo feitos por meio da parceria entre a farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan.
Ainda de acordo com o Governo do estado de São Paulo, o Instituto Butantan está adaptando uma fábrica que irá viabilizar a produção de até 100 milhões de doses. A parceria prevê que o Brasil fique com 60 milhões de doses para distribuir a população, caso comprovada sua eficácia.
Assim, o governador de São Paulo, João Doria afirmou que a “CoronaVac” será disponibilizada pelo SUS a partir de junho de 2021, caso ela realmente seja segura e eficiente contra o coronavírus.