A morte do Papa Francisco pegou todos de surpresa e deixou o mundo abalado, principalmente depois da sua breve aparição no Vaticano no Domingo de Páscoa, apenas um dia antes de sua partida.
Durante a recuperação de uma grave pneumonia bilateral, o Papa Francisco demonstrou muita força e determinação. Mesmo não tendo presidido a celebração pascal, ele se fez presente no tradicional momento da bênção “Urbi et Orbi”, na sacada central da Basílica de São Pedro.
Para muitos fiéis a presença do Papa Francisco no domingo tenha sido um gesto de força e renovação, porém, para especialistas tem outra explicação.
Médicos italianos entrevistados pela mídia local explicam sobre o fenômeno conhecido como “melhora antes da morte”.
De acordo com eles, é corriqueiro que pessoas em estado terminal tenham uma melhora significativa antes do falecimento. Esse fenômeno se dá por uma maior clareza mental, energia e até mesmo um apetite renovado.
Segundo um dos especialistas, o organismo de pacientes terminais pode reunir forças para o último momento de lucidez e interação antes de partir.
Francisco morreu na Casa Santa Marta, residência oficial, após travar uma luta contra uma pneumonia dupla, que o levou a internações prolongadas.